(21) 3292-1045(21) 3404-0255

(21) 98120-3855

A escolha da configuração marginal afeta o resultado e o grau de resistência da restauração definitiva. Ela deveria ser selecionada enquanto se considera o objetivo restaurador que será alcançado.

Os preparos dentários podem ser descritos como verticais (lâmina de faca, bisel, chanferete) ou horizontais (chanfrado,ombro). A escolha do tipo de preparo depende dos objetivos restauradores e das necessidades estéticas do paciente.

Preparos verticais
Estes são escolhidos nos pacientes sem necessidades estéticas especiais (aqueles com linha do sorriso baixa, restaurações posteriores, sítios distolinguais) e especialmente nos casos de reabilitação completa, em que a necessidade de esplintagem, particularmente se houver terapia cirúrgica, faz necessário buscar o paralelismo e a preservação estrutural dos abutments. O resultado estético é comprometido pela espessura limitada dos preparos verticais. Apesar da enorme variedade de indicações para as cerâmicas puras, seu uso nestes casos não é prescrito mesmo hoje. Pelo contrário, o material eletivo para este tipo de preparo é a metalocerâmica em espessuras muito reduzidas, o que permite um selamento marginal adequado com um colar metálico.

Preparos horizontais
Estes são muito usados por razões estéticas tanto nas restaurações metalocerâmicas como nas cerâmicas puras. Ao mesmo tempo em que os resultados estéticos são excelentes, eles requerem um sacrifício considerável da estrutura dentária e então um risco maior à integridade da polpa.

Preparos Diferenciados
Em muitos casos, para combinar as necessidades estéticas e a preservação da integridade biológica e estrutural, um preparo diferenciado pode ser escolhido. Em vez de reduzir a circunferência do pilar de maneira uniforme, um preparo ligeiramente mais agressivo (horizontal) pode ser realizado nas áreas de maior valor estético, enquanto um mais conservador (vertical) e que contribua para a preservação da integridade estrutural dentária pode ser feito nas outras regiões.

Fonte: Tratamento Protético Volume 2
Autores: Mauro Fradeani / Giancarlo Barducci

    < EM SMART FONES,  DESLIZAR  TABELA>  

    < EM SMART FONES,  DESLIZAR  TABELA   >